Wiki Dreamworks
Advertisement

Shrek é o filme de comédia de fantasia de computador produzido pela PDI / DreamWorks de 2001, lançado pela DreamWorks Pictures, dirigido por Andrew Adamson e Vicky Jenson, com as vozes de Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz e John Lithgow. É frouxamente baseado no livro de fotos de contos de fadas 1990 de William Steig, Shrek !, e serve um pouco como um filme de paródia, visando outros filmes adaptados de inúmeras fantasias infantis (principalmente filmes animados da Disney). O filme fez uso notável da música popular; A trilha sonora inclui música de Smash Mouth, Eels, Joan Jett, The Proclaimers, Jason Wade, Baha Men e John Cale (que cobre Leonard Cohen).

Os direitos sobre os livros foram originalmente comprados por Steven Spielberg em 1991, antes da fundação da DreamWorks, quando ele pensou em fazer um filme tradicionalmente animado com base no livro. No entanto, John H. Williams o convenceu a trazer o filme para o DreamWorks em 1994, quando o estúdio foi fundado, e o filme foi rapidamente desenvolvido por Jeffrey Katzenberg depois que os direitos foram comprados pelo estúdio em 1995. Shrek originalmente lançou Chris Farley para fazer a voz para o personagem do título, gravando cerca de 80% -90% de seu diálogo. Depois que Farley morreu em 1997 antes de poder terminar, Mike Myerswas trouxe para trabalhar para o personagem, que depois de sua primeira gravação decide gravar sua voz em um sotaque escocês. O filme também foi originalmente planejado para ser capturado por movimento, mas depois de resultados ruins, o estúdio decidiu obter o PDI para ajudar Shrek a obter seu último visual animado por computador.

Ganhando US $ 484,4 milhões na bilheteria mundial, o filme foi um sucesso crítico e comercial. Shrek também recebeu promoção de cadeias alimentares como Baskin-Robbins (promovendo o lançamento do filme em DVD) e Burger King. Foi aclamado como um filme animado digno de interesse adulto, com muitas piadas e temas orientados para adultos, mas um enredo e humor bastante simples para atrair as crianças. Shrek ganhou o primeiro Oscar do melhor filme de animação e foi nomeado para o Oscar do Melhor Roteiro Adaptado. O filme também foi nomeado para seis prêmios da Academia Britânica de Cinema e Televisão, incluindo o Prêmio BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado. O personagem principal (e título) do filme recebeu sua própria estrela no Passeio da Fama de Hollywood em maio de 2010.

Shrek estabeleceu a DreamWorks Animation como um dos principais concorrentes da Pixar no campo da animação de longa-metragem, particularmente na animação por computador. O sucesso do filme levou DreamWorks a criar três seqüelas, Shrek 2, Shrek the Third e Shrek Forever After, duas especialidades de férias, Shrek the Halls e Scared Shrekless, e um filme spin-off, Puss in Boots. Um quinto filme, planejado como o último da série, foi cancelado em 2009 com o anúncio de que o quarto filme conclui a série. O sucesso do filme também inspirou outras mercadorias, como jogos de vídeo, um musical de palco e até um quadrinho de Dark Horse Comics.

Enredo[]

Shrek é um ogro verde que sempre gostou de viver em solidão pacífica em seu pântano, encontra sua vida perturbada quando muitos seres de conto de fadas, incluindo Pinóquio, os Três Porquinhos e Burro, são forçados a entrar no pântano por ordem do obsessivo e contente de fadas - odiando Lord Farquaad.

Shrek sai do pântano para pedir a Lord Farquaad o retorno de sua privacidade, com a marcação Donkey. Enquanto isso, Farquaad torturou o Homem de Gengibre para revelar o paradeiro das criaturas de fadas restantes até que seus guardas se precipitassem com um objeto que Farquaad estava procurando: o Espelho Mágico. O Mirror diz-lhe que Farquaad só pode se tornar um verdadeiro rei casando com uma princesa. O Mirror dá a ele três princesas para escolher incluindo Cinderela, Branca de Neve e a Princesa Fiona. Farquaad escolhe Fiona e silencia o Mirror antes que ele possa mencionar "o pouco que acontece à noite".

Shrek e Donkey chegam ao palácio de Lord Farquaad em Duloc, onde se encontram no meio de um torneio; o vencedor terá o "privilégio" de tentar resgatar Fiona de um castelo rodeado de lava e protegido por um dragão que respira fogo para que Lord Farquaad possa se casar com ela. Shrek (com alguma ajuda de Donkey) bate facilmente os outros cavaleiros de uma forma que se assemelha a uma partida de luta livre e Farquaad concorda em remover as criaturas de fadas do pântano se Shrek resgatar Fiona.

Shrek e Donkey viajam para o castelo e se dividem para encontrar Fiona. Donkey encontra o dragão e doce - fala o animal para se salvar antes de descobrir que o dragão é feminino. O dragão gosta de Donkey e o leva para suas câmaras. Quando Shrek encontra Fiona, ela está consternada com a falta de romantismo. Quando eles estão saindo, Shrek consegue salvar Donkey, preso nas duchas macias do Dragão e fazendo com que ela se torne irada, perseguindo Shrek, Fiona eBurroy fora do castelo. Em primeiro lugar, Fiona está encantada de ser resgatada, mas rapidamente fica desapontada quando descobre que Shrek é um ogro. Os três fazem sua jornada de retorno para o palácio de Farquaad, com Shrek e Fiona achando que eles têm mais em comum um com o outro ao longo do caminho e se apaixonando. No entanto, à noite, Fiona se recusa a acampar com eles, se refugiando numa caverna próxima até a manhã. Shrek e Donkey ficam acordados e observam as estrelas, enquanto Shrek informa Donkey que planeja construir um muro ao redor de seu pântano quando ele retornar. Quando Donkey persiste quanto ao motivo pelo qual Shrek faria isso, Shrek diz-lhe que todo mundo o julga antes de conhecê-lo, portanto ele está melhor sozinho.

Na noite seguinte, Fiona se abrigou em um moinho de vento próximo. Quando Donkey ouve sons estranhos vindos do moinho de vento, ele descobre que Fiona se transformou em um ogro. Fiona explica que ela foi amaldiçoada como uma criança e se transforma em um ogro todas as noites, e é por isso que ela estava trancada no castelo, e que apenas um beijo de seu verdadeiro amor a devolverá à sua forma adequada. Shrek, prestes a confessar seus sentimentos por Fiona, ouve uma parte de sua conversa e está com o coração partido como ele interpreta mal o seu desgosto em sua transformação em uma "besta feia" como ficando enojado com ele. Fiona faz Burro prometer não contar a Shrek sobre o feitiço, prometendo fazê-lo sozinho, mas quando a manhã seguinte vem, Shrek trouxe Lord Farquaad para Fiona. Os dois retornam ao castelo, enquanto um Shrek machucado volta ao pântano agora desocupado.

Shrek descobre que, apesar de sua privacidade, ele é miserável e sente falta de Fiona. Donkey aparece e tenta convencer Shrek para voltar para Fiona, mas Shrek diz que ele ouviu Fiona dizer que ele era um animal hediondo. Donkey diz que Fiona não estava se referindo a ele e diz a Shrek que vai se casar em breve, exortando Shrek a agir para ganhar o verdadeiro amor de Fiona. Eles são capazes de viajar para Duloc rapidamente graças a Dragão, que escapou de seus limites e seguiu Burro. Eles interrompem o casamento antes que Farquaad possa beijar Fiona, mas não antes que o sol se aumente, o que faz Fiona se transformar em um ogro em frente a todos. Enquanto sua transformação faz com que Shrek compreenda completamente o que ele ouviu no moinho de vento, Farquaad, desgostoso com a mudança, ordena que Shrek morra e Fiona aprisione, mas o Dragão explode e devora Farquaad. Shrek e Fiona admitem seu amor um pelo outro e compartilham um beijo; Fiona está banhada de luz quando sua maldição está quebrada, mas fica surpresa ao descobrir que ela permaneceu um ogro. Shrek a calma, assegurando-lhe que ela ainda é linda. Os dois se casaram no pântano e partem em sua lua de mel enquanto o resto comemora cantando "Eu sou um crente".

Advertisement